BEM-VINDO AO FÓRUM LATINO-AMERICANO 

CIÊNCIA  COM CONSCIÊNCIA 

Um olhar da complexidade em tempos incertos para a humanidade

Em homenaje ao 99 aniversario de Edgar Morin "o pensador planetario"

Encontro 24/09, 29/09 e  01/10 das 16h às 18h. 

Público em geral é convidado a participar deste FÓRUM GRATUITAMENTE, de maneira ON-LINE e receberão CERTIFICADO de participação. 

Imagem do Blog Astrid Stocker. 

 

Para iniciar o processo de inscrição Clique no botão "Registrar" para ser redirecionado para um formulário do Google

 

Registrar

COMUNICADO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

O ano de 2020 nos confrontou, como humanidade, em uma situação de alta complexidade socioambiental que impactou a vida cotidiana, forçando-nos a repensar a maneira de ser e de agir em nosso espaço social e particularmente acadêmico...

QUEM SOMOS E PARA ONDE VAMOS

Somos um grupo de professores visitantes venezuelanos da Universidade Federal do Rio Grande, juntamente com outros professores brasileiros e estudantes latino-americanos no Brasil que se reúnem com o interesse comum de compartilhar ...

O QUE É O PROJETO FORUM LACCC?

O Fórum representa a criação de um espaço de diálogo, reflexão e discussão crítica de três aspectos relacionados à ciência: a produção de conhecimento científico, o processo de ensino-aprendizagem da ciência e o uso (abuso) de produtos derivados... ...

 

BEM-VINDO AO FÓRUM LATINO-AMERICANO 

CIÊNCIA  COM CONSCIÊNCIA 

 

 Este é um espaço de diálogo e construção coletiva com os seguintes temas, clique na sua área de interesse

 

Complexidade e Ambiente

Complexidade e Educação avcılar otelleri

 

Complexidade e Educação

 

 Complexidade, Ciência e Tecnologia

Coordenador: Dr. Jesus Briceño

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Fermin Toro de Venezuela (U.F.T, 2015) e também em Física pela Universidade de Turim-Itália (Universitá degli Studi di Torino, 1986), Mestre em Engenharia de Controle pela Universidade de los Andes-Venezuela (U.L.A. 1994), Especialista em Controle na Universidade Central de Venezuela (UCV, 1990). Coordenador Setorial do Serviço Comunitário do Núcleo Rafael Rangel, Universidade de los Andes (2014-2018). Membro do Conselho de Administração do Doutorado em Educação do Núcleo Rafael Rangel da Universidade dos Andes (2018). Coordenador de Pesquisa Educacional do Grupo de Pesquisa em Ciência, seu Ensino e Filosofia (GRINCEF-NURR-ULA) -Trujillo (Venezuela, 2015-2018). Coordenador do Acordo ULA-UPEL para a emissão do Mestrado em Educação Menção Física, Universidade dos Andes -Trujillo (Venezuela,2012-2016). Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa em Ciência, seu Ensino e Filosofia (GRINCEF-NURR-ULA) -Trujillo (Venezuela, istanbulun hizla buyuyen semtlerinden Halkalidaysaniz, bu web sayfasi tam da size gore. halkalı escort aramak icin dogru platformdasiniz. 2008-2014). Coordenador do Diploma em Ensino de Física, Núcleo Rafael Rangel, Universidade dos Andes -Trujillo (Venezuela, 2011). Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino aprendizagem de Ciências e, em particular, de Física, tanto em nível universitário quanto em nível de ensino médio, tendo abordado seus aspectos qualitativos, quantitativos e subjetivos. Na atualidade é professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Matemática Estadística e Física, no Programa do Mestrado Professional de Ensino de Física (MNPEF). .

Dr. Hebert Elias Lobo Sosa

Atualmente é professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Educação (IE), no  Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), Química da Vida e Saúde. Possui Doutorado em Educação pela Universidad de Los Andes (ULA-Venezuela), Mestrado em Ciências Aplicadas (Física) pela Universidad del Zulia (LUZ-Venezuela), Especialização em Ensino da Educação Superior pela Universidade del Zulia (LUZ), graduação em Engenharia Civil pela Universidad de Los Andes (ULA-Venezuela) . Ele é Professor Titular (aposentado) da Universidade de Los Andes (ULA-Venezuela) da área de Física, Departamento de Física e Matemática, Núcleo Universitário "Rafael Rangel" (NURR). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, educação mediada por TIC, formação de professores, didática das ciências naturais e aprendizagem complexa. Líder fundador (2001) do Grupo de Investigación en Ciencias y Enseñanza de la Física (GRINCEF), agora Centro Regional de Investigación en Ciencias, su Enseñanza y Filosofía (CRINCEF). Também é pesquisador invitado da Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI), que integra o Centro de Educação Ambiental, Ciência e Matemática (CEAMECIM).

Dra. Carelia Rayen Hidalgo Lopez

Doutora em Educação Ambiental pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador - UPEL (IPC-2012). Mestre em Educação Ambiental pela Universidad Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora - UNELLEZ (2000). Possui cursos de atualização em Agroecologia. Engenheira Agrônoma pela Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado - UCLA (1992). Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da UPEL (IPC e IPB) e UNELLEZ, Guanare, Acarigua, Apure e Cojedes, nos quais aborda temas como Agroecologia, Gestão Ambiental, Fundamentos da Educação Ambiental, Meio Ambiente e Desenvolvimento, entre outros. Atuou como Professora de Ecologia e Elementos do Ecossistema na UCLA de 1998 a 2018 com dedicação exclusiva, em categoria Titular a partir de 2017. Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da UCLA de 2007 a 2018. Professora de Educação Ambiental no Colégio Universitário Fermín Toro - CUFT, de 1994 a 2015. Fundadora e membro ativo do Centro de Demonstração de Tecnologias Agroecológicas do Semiárido (CenecoAgro). Promotora em 2013 para a criação e coordenação até 2018 da Rede Venezuelana de Universidades pelo Meio Ambiente (REDVUA). Criadora e facilitadora da Unidade Curricular de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, no Programa de Capacitação e Atualização de Professores da UCLA de 2012 a 2017. Professora convidada em cursos de educação ambiental na Universidad Peruana Cayetano Heredia. Convidada para atividades de desenvolvimento rural, agroecologia, gestão e educação ambiental em diversas instituições públicas e privadas, para ministrar cursos, oficinas ou conferências. Atualmente é Professora Visitante e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, vinculado ao Instituto de Educação - IE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Dr. José Antonio Jerónimo Montes

Coordenador da REDE RITUAL Professor em tempo integral da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutor em Pedagogia, Mestre em Ensino Superior e Cirurgião Dentista, graduados pela UNAM. Especialista em Educação Aberta e a Distância pela Universidade de Murcia, Especialista em Tecnologias de Redes e Tutor Online pela Universidade de Salamanca. ATIVIDADES CIENTÍFICAS / PROFISSIONAIS: Professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) nos níveis de graduação e pós-graduação. Coordenador da REDE RITUAL Ibero-americana de Pesquisa. Coordenador da linha de pesquisa em educação online e ambientes virtuais da pós-graduação em pedagogia da UNAM. É tutor a distância através da Internet para a pós-graduação nas Universidades de Murcia, Salamanca, Sevilha e Alcalá de Henares.

Dra. Agueda Maria Turatti

Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Licenciatura (2001) e Bacharelado (2004) em Física; Mestrado (2009) e Doutorado em Ciência dos Materiais (2015). Atua na área de Física da Matéria Condensada, Ciência dos Materiais, com ênfase em Cerâmicos e Metais. Tem experiência em diferentes técnicas de análise e caracterização de materiais: difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, dureza Vickers e ensaios de desgaste abrasivo. Atua também na área do Ensino de Física. Atualmente é professora Adjunto A da Universidade Federal do Rio Grande, no Instituto de Matemática, Estatística e Física, sendo, sendo membro do Programa de Pós-Graduação em Física e coordenadora adjunta do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 21 FURG.

Dr. Valmir Heckler

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Curso de graduação e Pós-graduação. Está Secretário de Educação a Distância da FURG, é professor no Programa de Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

Dra. Joanalira Corpes Magalhães

Doutora em Educação em Ciências, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla FURG, UFRGS E UFSM. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS e graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado na FURG. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do PPG Educação em Ciências - FURG, Professora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - FURG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - FURG. Coordenadora do Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG.

Mcs. Gladys M. Gutiérrez Nieto

Licenciada em Educação em Física e Matemática, Magister Scientae em Física Aplicada, Universidad del Zulia (LUZ) Venezuela. Doutoranda do Doutorado em Ciências da Educação, Universidad de Los Andes-Venezuela. Diretor do Centro Regional de Ciência, Educação e Filosofia (CRINCEF). Professor titular. Professor aposentado, Pesquisador da Universidade de Los Andes, PEI-ULA e PEII-ONCTI. Autor de livros e artigos científicos. Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências Naturais. Didática da Física. E-mail: gladysg37@gmail.com

Colaboradores


Mg. Iris Naile Materán Paredes

Ela é Licenciada em Física e Matemática pela Universidade de Los Andes-Venezuela e tem mestrado em Educação com especialização em Ensino de Física pelo Instituto Pedagógico Rafael Alberto Escobar Lara de Maracay (2015). Atualmente é Professora na categoria Agregado - Universidad de Los Andes Venezuela. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física; Com experiência em organização de eventos de divulgação científica. Estudante do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlandia, Minas Gerais. Brasil

Maribel Alzate Bedoya

Possui graduação em educação básica, ênfase em ciências naturais e educação ambiental pela Universidade del Valle (UNIVALLE - Colômbia). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-Brasil). Experiência de docência na área de Biologia, Laboratório de Biologia e Química no ensino fundamental e ensino médio de 2014 a 2019.

Dra. Sabrina Amaral Pereira

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, atuando junto ao Programa Ecologia e Sustentabilidade Ambiental - PROECOS/FURG. Atualmente desenvolve pesquisas junto ao grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES), com ênfase no estudo do Ensino de Ecologia na Educação Superior e no pensamento complexo de Edgar Morin.

William Leonardo Gómez Lotero

Doutorando e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande (RS). Possui graduação em Administração Ambiental pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2016, Colômbia), especialização em Gerenciamento da Segurança e Saúde no Trabalho pela Universidad ECCI (2017, Colômbia). . Pesquisador e membro dos Grupos de Pesquisas: Direito e Educação Ambiental - GPDEA e Tecnologia da Informação (TI) vinculados à FURG e ao Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil - DGP/CNPq.Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia, Políticas Públicas, Sustentabilidade e Gestão Ambiental.

Richar Nicolás Durán

Possui graduação como Licenciado em Física y Matemática pela Universidade de Los Andes Venezuela (ULA) (2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Instrumentação Específica de Uso Geral em Física. Especialista em Ensino Básico em Educação Universitária Pela Universidade de Los Andes (ULA) (2017). Sou investigador do Centro de Investigación Regional en Ciencias, su Enseñanza y Filosofía (CRINCEF-NURR-ULA). Professor PLAN II na área de Física na Universidad de Los Andes Núcleo Trujillo. Minhas linhas de pesquisa: Didática das Ciências. Estratégias pedagógicas aplicadas na Física. Recursos experimentais para o ensino das Ciências (Física). As Tecnologias Educacionais para o Ensino-Aprendizagem da Física. Estudante de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Paraná sul do Brasil.

Mg. Juan Carlos Terán Briceño

Possui graduação em Licenciado en Educación mención Física y Matemática pela Universidad de Los Andes Venezuela(2011) e mestrado em Educación mención: Enseñanza de la Física pela Universidad Pedagogica Experimental Libertador(2014). Doutorado em andamento em Educação em ciências: Química da vida e da saúde. Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. Atualmente é Profesor Asistente da Universidad de Los Andes Venezuela. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.