Dra. María Elena Febres-Cordero Briceño

É Doutora em Filosofia e em Ciências da Educação. Realizou estudos em Gestão Ambiental para o desenvolvimento. Teve um papel importante na educação ambiental na Venezuela, atuou, durante 15 anos, como Diretora Geral Setorial de Educação Ambiental e Participação Bir cok yabanciya ev sahipligi yapan istanbul Fatihte fatih escort kizlari aramak istiyorsaniz dogru adrestesiniz. iyi eglenceler. Comunitária do extinto Ministério do Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Exerceu a docência em diversas universidades nacionais e internacionais, foi professora durante 20 anos na Universidad Católica Andrés Bello. Atualmente, atua como professora no Doutorado em Ciências Humanas da Universidad del Zulia e no Doutorado em Educação Ambiental da Universidad Pedagógica Experimental Libertador.

Dra. Michèle Sato

É Doutora em Ecologia e Recursos Naturais, PhD em Educação, Mestre em Filosofia e tem graduação em Biologia. Conta com um grande número de publicações científicas e tem diversos livros publicados, sendo suas últimas produções “Os condenados da pandemia” e “Vírus: Simulação da vida?”.  Atualmente, é professora titular no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Educação Ambiental, Comunicação e Arte; também é coordenadora da Rede Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Climática.

Dr. José Antonio Jerónimo Montes

Coordenador da REDE RITUAL Professor em tempo integral da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutor em Pedagogia, Mestre em Ensino Superior e Cirurgião Dentista, graduados pela UNAM. Especialista em Educação Aberta e a Distância pela Universidade de Murcia, Especialista em Tecnologias de Redes e Tutor Online pela Universidade de Salamanca. ATIVIDADES CIENTÍFICAS / PROFISSIONAIS: Professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) nos níveis de graduação e pós-graduação. Coordenador da REDE RITUAL Ibero-americana de Pesquisa. Coordenador da linha de pesquisa em educação online e ambientes virtuais da pós-graduação em pedagogia da UNAM. É tutor a distância através da Internet para a pós-graduação nas Universidades de Murcia, Salamanca, Sevilha e Alcalá de Henares.

Dra. Elenita Pinheiro de Queiroz Silva

Possui graduação em Licenciatura em Ciências 1º Grau pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1986), Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia atuando no ensino de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Participa da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática do PPGED/UFU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente com as seguintes temáticas:: corpo e sexualidade, currículo, ensino de Ciências/Biologia e cultura (Lattes).

Dra. Ing. María Martha Barroso Quiroga

Doutora em Química (2010) e Engenharia Química (2005) pela Universidade Nacional de San Luis (UNSL), Argentina. Fez pós-doutorado na UNSL, Argentina (2012) e na Universidade de Girona, Espanha (2019). Atualmente atua como Professora Adjunta das cadeiras de Processos Unitários de Engenharia Química, Fundações Químicas da Metalurgia Extrativa e Química Analítica do Departamento de Minas (Faculdade de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais, UNSL). Chefe do Laboratório de Difração de Raios X do Instituto de Pesquisas em Tecnologia Química (INTEQUI) pertencente ao Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET). Diretor de Projeto de Extensão de Interesse Social e Projeto de Pesquisa, cujos objetivos são o desenvolvimento de um dispositivo para a retirada do arsênico presente na água potável de comunidades rurais. Tem experiência e interesse na Divulgação da Ciência, Práticas de Extensão e Ensino de Química.

Dr. Ivan Gabriel Oliva Figueroa

Unidade: Instituto de Ciências da Educação; MacroUnity / Faculdade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Categoria Atual: Professor Titular. Categoria 01 Acadêmicos Títulos Profissionais, Graus Acadêmicos 2006. Doutor em Ciências da Educação, Pontificia Universidad Católica de Chile. Chile. (Concurso CONICYT Advanced Human Capital Grant 2006) 2000. Professor de Biologia, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Chile. 1999. Graduação em Biologia, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Chile. Linhas de Pesquisa: Ciências cognitivas, epistemologia da complexidade e modelagem da dinâmica de aprendizagem a partir da metodologia de rede; complexo. Processos auto-ecoorganizacionais, transdisciplina e organização do conhecimento. Linhas de investigação; Ciências cognitivas, epistemologia da complexidade e modelagem da dinâmica de aprendizagem a partir da metodologia de rede complexa.

Dr. Silvio Luiz Rutz Da Silva

É graduado em Ciências Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1987. Concluiu o Mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos em 1993 e o Doutorado em Ciências dos Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001. Atualmente é Professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Área de Materiais, com ênfase em propriedades mecânicas e tribológicas de superfícies modificadas por feixe de íons e ou imersão em plasma. Desenvolve atividades de Extensão que envolvem Divulgação Científica. Participa do Núcleo Extensionista Rondon da UEPG. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UEPG do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Atual Coordenador) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG, nos quais desenvolve pesquisas relacionadas a: sequências didáticas; Metodologias de ensino ativas; Aplicações de teorias de aprendizagem; Tecnologias e ensino de física.

Dr. Gabriel Camargo Vargas

Engenheiro químico com mestrado em Engenharia. Competências em docência universitária e trabalho em equipe. Experiência de pesquisa na área de transformações termoquímicas de biomassa, materiais para catálise, especificamente processos catalíticos heterogêneos; Utilização de glicerina de compostos derivados de glicerina e ésteres metílicos de ácidos graxos. As áreas de interesse são Energias Alternativas, Físicoquímica, Termodinâmica de Equilíbrio de Fase, Cinética e Reatores e Ciência dos Materiais.
Atualmente vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Livre, no Campus El Bosque, em Bogotá, onde atua como professor pesquisador em questões de energia e meio ambiente com disciplinas como Cinética e reatores, processos químicos, físico-química, termodinâmica, equilíbrio de fases, operações unitárias, processos de separação, métodos numéricos e pesquisa aplicada.

Dr. Enrique Leff

É Doutor em Economia do Desenvolvimento e em Filosofia da Educação. É sociólogo e filósofo ambientalista,  foi pioneiro e é um dos principais referenciais teóricos na Educação Ambiental na América Latina. Foi coordenador da Red de Capacitación Ambiental para América Latina y el Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), durante o período 1989-2008. É autor de numerosos artigos e livros. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Investigaciones Sociales e é professor na Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Políticas da Universidad Autónoma de México.

Moderadores


Dr. Valmir Heckler

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Curso de graduação e Pós-graduação. Está Secretário de Educação a Distância da FURG, é professor no Programa de Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

Dr. Hebert Elias Lobo Sosa

Atualmente é professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Educação (IE), no  Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), Química da Vida e Saúde. Possui Doutorado em Educação pela Universidad de Los Andes (ULA-Venezuela), Mestrado em Ciências Aplicadas (Física) pela Universidad del Zulia (LUZ-Venezuela), Especialização em Ensino da Educação Superior pela Universidade del Zulia (LUZ), graduação em Engenharia Civil pela Universidad de Los Andes (ULA-Venezuela) . Ele é Professor Titular (aposentado) da Universidade de Los Andes (ULA-Venezuela) da área de Física, Departamento de Física e Matemática, Núcleo Universitário "Rafael Rangel" (NURR). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, educação mediada por TIC, formação de professores, didática das ciências naturais e aprendizagem complexa. Líder fundador (2001) do Grupo de Investigación en Ciencias y Enseñanza de la Física (GRINCEF), agora Centro Regional de Investigación en Ciencias, su Enseñanza y Filosofía (CRINCEF). Também é pesquisador invitado da Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI), que integra o Centro de Educação Ambiental, Ciência e Matemática (CEAMECIM).

Msc. Daniele Corbetta Piletti

Doutoranda em Ciências da Linguagem (área de concentração: Tradutologia) da Universidad Nacional de Córdoba (2016). Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2008), especialização em Língua Espanhola pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2000). Realizou, em 2002, o Curso de Língua e Cultura Espanholas na Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente, atua como Professora Adjunta no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem atuado em pesquisas na área de Tradução, na linha de pesquisa Tradução literária e fontes primárias do grupo de pesquisa Arquivos, fontes primárias e periódicos (FURG) e no projeto La traducción es una forma de conocimiento. En torno a la traducción relacional do grupo de pesquisa Estudios de traducción total (UNC). É Tradutora Pública Juramentada do Estado do Rio Grande do Sul e examinadora do Diploma de Español como Lengua Extranjera (D.E.L.E.).